A saúde do seu cachorro - Como ter certeza de que você cuida bem
Ter um filhote é como cuidar de um bebê - você tem que alimentá-lo regularmente, brincar com ele, ficar de olho nele, dar banho nele, etc.
Se você esquecer uma tarefa importante, poderá colocar em risco a saúde do seu filhote. Isso pode soar como uma ameaça para qualquer pessoa com um animal de estimação pela primeira vez, mas quando você sabe do que precisa cuidar, torna-se uma parte tão importante da vida que você nem pensa mais nisso.
A saúde de um filhote será frágil no início, então ele precisa de um pouco mais de atenção, mas pode ficar um pouco mais relaxado depois disso.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a cuidar do seu cão:
1. Faça uma visita ao veterinário para as vacinas do seu cachorro.
Os cães precisam tomar suas vacinas regulares, assim como os bebês. Seu cão deve ser vacinado especialmente para evitar estas doenças: parvovirose, adenovírus, cinomose, raiva, etc. Outras vacinas também estão disponíveis - mas seu veterinário será o mais indicado para recomendar o curso de ação correto.
2. Arrume-o regularmente.
Isso inclui banhos regulares, escovar os dentes 2 a 3 vezes por semana, limpar os ouvidos, escovar o casaco e assim por diante. Não apenas por razões estéticas, mas também para evitar que ele pegue carrapatos ou pulgas. Embora esses tipos de pragas sejam comuns aos cães, eles também podem ser fatais.
Lembre-se, as pulgas sugam sangue para se alimentar. Como resultado, seu cão pode ficar desnutrido se você não se livrar de suas pulgas e carrapatos logo. Você pode comprar uma coleira de pulgas para o seu cão ou dar banho nele usando um xampu anti-pulgas.
3. Alimente-o com comida saudável.
A dieta do seu cachorro não deve consistir em restos de comida. Você deve resistir ao desejo de alimentá-lo com suas sobras, porque a composição biológica do seu cão é muito, muito diferente da sua.
Restos de mesa geralmente contêm gordura e óleo, e estes podem causar danos ao seu cão mais tarde. Dê ao seu cão uma refeição saudável que contenha nutrientes apropriados para seu corpo em crescimento e mente saudável.
4. Exercite-se regularmente. Os cães precisam de exercícios regulares ou sofrerão de obesidade quando envelhecerem. Pior ainda, se não fizerem exercício suficiente, ficam entediados e o tédio gera destruição. O tédio pode facilmente levar à mastigação destrutiva, latir obsessivamente e, acima de tudo, será ruim para a saúde de seus filhotes.
Correr ou mesmo passear no parque pode ser uma forma de exercício para o seu cão. Faça disso um hábito regular de manhã ou à noite - mas faça-o pelo menos uma vez por dia - idealmente duas vezes. Isso também afetará muito seu bem-estar psicológico.
5. Vermifugue seu filhote.
Não importa o quão saudável seja o seu cão, os parasitas ainda estão presentes dentro do corpo do seu cão. Eles podem vir na forma de tênia, ancilostomíase ou lombriga. Quando seu cão começar a perder o apetite ou ficar letárgico, leve-o ao veterinário para verificar se ele precisa ser vermifugado.
5. Conheça o seu cachorro.
Este soa um pouco como um jogo de palavras, mas não é. O que quero dizer com este ponto é que você deve saber como ele é geralmente. Qual é o seu apetite, quais são seus hábitos, o que ele gosta e não gosta de fazer, e como ele se parece.
Esta é de longe a melhor maneira de detectar se algo está errado com a saúde de seus filhotes. Se você souber como ele está normalmente, você saberá imediatamente quando ele não está bem - uma investigação mais aprofundada o ajudará a parar a maioria das doenças antes que elas se tornem um motivo mais sério de preocupação.
No final do dia - um cachorro saudável é um cachorro feliz - é um feliz você! Faz sentido - quando seu cão está feliz, ele será mais responsivo a você e seus comandos, facilitando assim a vida de vocês dois.
Tags
PLANETA PET