Os cães precisam de boa disciplina - não de punição
Imagine que seu cônjuge acabou de voltar do trabalho. Você atende a porta com um sorriso, então seu amante lhe dá um tapa e grita: "Isso é porque seus patins foram deixados no patamar há três semanas". próxima semana. Sempre que seu cônjuge chega em casa depois do trabalho, você fica rapidamente cheio de medo. Agora imagine que você é um cachorro que passou mal no início do dia forçando você a fazer cocô no chão da cozinha. Algumas horas depois, quando seu anfitrião volta do trabalho e você corre para a porta abanando o rabo em antecipação, seu anfitrião entra na casa, olha para o chão da cozinha e grita com raiva enquanto usa jornais enrolados Tapa você. Imagine uma penalidade semelhante sendo aplicada várias vezes na próxima semana. Quando seu anfitrião voltar do trabalho, você logo estará saindo pela porta da frente.
Alguns donos tendem a antropomorfizar seus cães, fornecendo justificativas artificiais para tudo o que fazem, principalmente quando isso incomoda o dono. Os cães não têm senso lógico da história. Para eles, a punição envolve a atividade atual. Quando um cachorro corre até a porta para encontrar seu dono e é punido pelo que fez horas atrás, o cachorro só sabe que foi punido por correr até a porta para encontrar seu dono. Ele conterá o ato atual de correr para a porta; não seu ato punido.
Todos os cães, quando filhotes, querem agradar seus donos. Na verdade, se você já foi a uma loja de animais para ver filhotes, descobrirá que eles querem agradar a todos. Eles naturalmente preferem a felicidade e a segurança à tristeza e ao medo. A menos que um cão sofra de psicose (muito rara) ou esteja em algum estado crônico ou agudo de desconforto físico, ele demonstrará um entusiasmo agradável pelas pessoas, a menos que saiba por experiência que a punição será sua recompensa por tentar.
Os cães não podem ler mentes, mas podem interpretar expressões e linguagem corporal. Se o seu cão está acostumado com um dono feliz cumprimentando-o com um sorriso e uma voz doce, ele se virará para mostrar sua alegria. Ele reconhecerá o humor edificante e a linguagem corporal alegre de seu anfitrião. Se o dono está acostumado a emoções acusatórias raivosas e linguagem corporal ameaçadora quando entra na casa procurando por problemas, ele se afastará quando o dono apresentar esse comportamento e, pior, estará em antecipação ao comportamento. Certamente não é uma ótima maneira de se relacionar com um cachorro.
Os cães não pretendem incomodar seus donos. Os proprietários são muitas vezes responsáveis por não fornecer treinamento adequado quando exibem um comportamento inaceitável. As tentativas de corrigir o comportamento do cão devem ser gentis, firmes e consistentes. Quando você não está em casa, deve-se notar que seu cão tem atividades e brinquedos para mantê-lo ocupado, caso contrário, o cão ficará entediado. Os cães são como bebês humanos. Todas as suas necessidades são imediatas, mas os comportamentos apropriados para viver em casa podem ser ensinados. O treinamento incorreto de um cão torna-se um aborrecimento a longo prazo para o dono e uma desvantagem vitalícia para o cão.