5 dicas úteis para administrar medicamentos para animais de estimação
Quando seu animal de estimação está doente, você sabe que muitas vezes precisa de medicação. Mas os animais de estimação, como os bebês, não sabem que a pílula que você quer que eles tom vai ajudá-los. Eles só sabem que tem um cheiro engraçado e não querem.
Aqui estão cinco dicas para ajudar seu animal de estimação a tomar o remédio.
Medicamentos líquidos
Pergunte ao veterinário ou farmacêutico se o medicamento líquido pode ser administrado com alimentos. Se a resposta for sim, então o caminho mais fácil é misturá-lo com comida enlatada. Primeiro dê ao seu animal faminto uma pequena quantidade de comida enlatada sem a medicação. É importante que o animal mordisque a comida e veja se não há nada de errado.
Em seguida, enquanto o pet ainda estiver com fome, misture o medicamento em uma pequena quantidade de alimento e apresente-o. Repita conforme necessário para reduzir a dose inteira. Nunca misture a medicação com a refeição completa. Se o pet decidir não terminar a refeição, a dose será desperdiçada – e você não saberá quanto da medicação foi consumida. É melhor ser paciente e alimentar seu animal de estimação em pequenas doses.
Se o farmacêutico disser que o medicamento não pode ser tomado com alimentos, você precisa de uma seringa ou um conta-gotas para colocar o líquido na garganta do seu animal de estimação.
Antes de chamar o seu animal de estimação, certifique-se de ter a medicação e quaisquer outros materiais que você precise em mãos. Mantenha um tom alegre em sua voz para que o animal não sinta seu estresse ou hesitação. Posicione seu animal de estimação onde ele não possa fugir, talvez com um cachorro sentado com as costas contra uma parede ou cadeira - ou um gato em seu colo.
Quando o animal estiver na posição, use uma mão para abrir suavemente o focinho do animal de cima, inclinando a cabeça ligeiramente para trás. Use a outra mão para inserir a seringa ou conta-gotas entre a bochecha e os dentes posteriores. Aperte lentamente a medicação para que o animal não engasgue. Tente manter a boca do seu animal de estimação fechada por aproximadamente 30 segundos ou até ver que ele engoliu. Se o seu animal de estimação estiver sendo obstinado, acaricie sua garganta suavemente ou sopre no rosto. Certifique-se de concluir a sessão com elogios e talvez um deleite para que seu animal de estimação não associe a medicação a uma experiência ruim.
Comprimidos
Tal como acontece com a medicação líquida, você deve começar determinando se as pílulas podem ser administradas com alimentos. Nesse caso, alinhe uma variedade de alimentos para disfarçar as pílulas. Procure alimentos que envolvam facilmente um comprimido, tenham um sabor forte para esconder o sabor de remédios e alimentos que seu animal de estimação gosta. Considere o uso de manteiga ou manteiga de amendoim, cream cheese, linguiça de fígado e ração enlatada. Certifique-se de variar a comida para que ela não perca seu apelo de "tratamento especial".
Assim como dar medicação líquida, administre-a quando seu animal de estimação estiver com fome - e dê apenas uma pequena quantidade no início. O animal vai devorá-lo com fome, procurando a próxima mordida. Novamente, não coloque a pílula em uma refeição completa, caso seu animal de estimação não a termine.
Se o seu animal de estimação está em cima de você e não come pílulas embrulhadas em uma guloseima, então você terá que inseri-lo profundamente em sua garganta. Tenha a pílula pronta para administrar e chame seu animal de estimação para o seu lado. Mais uma vez, cumprimente o animal de estimação com uma voz feliz e posicione-o para que ele não possa fugir. Abra o focinho do animal de cima e incline a cabeça para que seu animal de estimação olhe para o teto.
Abra a mandíbula inferior com uma mão e insira a pílula o mais para trás possível, sem causar ânsia de vômito. Incentive o animal a manter a boca fechada. Abaixe a cabeça e acaricie a garganta para estimular a deglutição. É importante manter a calma e confiança durante este processo. Se você estiver inquieto, seu animal de estimação pode ficar ansioso ou desconfortável. Elogie o seu animal de estimação e ofereça um verdadeiro mimo.
Composição
Se os medicamentos não vierem em um formato que seu animal de estimação goste, pergunte ao farmacêutico sobre a composição - ou misturar os medicamentos em algum formato que o animal de estimação tome. As farmácias de manipulação podem adicionar sabores aos medicamentos líquidos. Eles podem até fazer cápsulas de tamanho conveniente que seu animal de estimação pode tolerar. A composição também ajuda se o seu animal de estimação for alérgico a um componente do medicamento, pois o agente agressor pode ser deixado de fora.
Dispositivos
O conta-gotas e as seringas foram citados acima como ferramentas para uso com medicamentos líquidos. Para pílulas, agora existe algo chamado arma de pílulas. Em vez de enfiar a mão profundamente na garganta do seu animal de estimação, você insere a pistola de comprimidos profundamente na garganta. Você controla a liberação da pílula. Isso muitas vezes pode ser mais confortável para o animal de estimação e o dono.
Prática
Administrar a medicação de forma eficaz requer prática. À medida que você melhora, seu animal de estimação aprenderá a relaxar. Ele vai aprender que o remédio não vai doer. Portanto, mesmo quando não houver medicação para administrar, pratique colocando uma pequena quantidade de água em uma seringa e dando ao seu animal de estimação.
Lembre-se dessas dicas simples da próxima vez que seu animal de estimação precisar de medicação, e você reduzirá significativamente o estresse e o agravamento de você e de seu amigo peludo.